terça-feira, 20 de maio de 2014

ARARATH 5 PF prende Riva, Eder e faz busca nas casas do governador e Sérgio Ricardo


Presos serão levados para Brasília, onde prestarão depoimentos; essa é a parte política da operação


PF faz busca na Assebleia legislativa de mato Grosso


Hiper notícias
MAX AGUIAR/JORGE ESTEVÃO

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (20) a operação Ararath 5. Já foram presos o ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual deputado pelo PSD, José Riva, o ex-secretário da Copa, Eder Moraes, e o secretário de Trabalho e Assistência Social, Jean Esteves. Também estão sendo cumpridos mandados de busca e internauta apreensão nas residências do governador Silval Barbosa (PMDB) e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual Sérgio Ricardo

A parte política da operação Ararath foi confirmada ao HiperNotícias por um agente federal que, segundo ele, há mais mandados de prisões em andamento. Riva, Eder e Jean Esteves serão levados para o Departamento de Polícia Federal em Brasília, em jato da própria PF, que decola ainda na manhã desta terça-feira do Aeroporto Marechal Rondon. 

O empresário Pérsio Briante, do ramo de máquinas, está na sede da Polícia Federal. O advogado do empresário também está no local. Pérsio é um dos envolvidos no escândalo dos maquinários, protagonizado durante o governo de Blairo Maggi. Não há informações, até o momento, sobre o motivo da presença do empresário na sede da PF. 


OPERAÇÃO 


PF faz buscas também na residência do governador

A Operação Ararath teve início no dia 12 de novembro de 2013 com 11 mandados de busca e apreensão. Já na internauta PF faz buscas também na residência do governador segunda fase da operação, em 25 de novembro, o leque de crimes investigados se ampliou e outros sete mandados foram expedidos. Na terceira fase da operação, a PF concluiu sete mandados de busca e apreensão em três cidades do Estado. 

Já na fase anterior, a PF fez o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso. Foram apreendidos aproximadamente R$ 126 milhões somente em notas promissórias e cheques. Inclusive, a residência do ex-secretário de governo, Eder Moraes, foi alvo de busca e a PF apreendeu malotes com cheques e dinheiros. 

O nome da operação da PF, Ararath, é de uma montanha onde teria ficado a Arca de Noé, no dilúvio narrado na Bíblia. A Arca de Noé foi também outra operação da PF em 2002 que desarticulou o crime organizado em Mato Grosso, comandado pelo contraventor e bicheiro João Arcanjo Ribeiro. 

Fonte Hiper Notícias


Visite a pagina do MCCE-MT
www.mcce-mt.org