quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PRENDA UM CORRUPTO JÁ!


Que tal você fazer a sua parte, acessando o abaixo assinado virtual na internet e ajudar a prender um corrupto? 



Antonio Cavalcante Filho e Vilson Nery* 

Há coisa de alguns dias um conhecido jornalista cuiabano, a pretexto da vergonhosa ditadura que impera no poder legislativo estadual, que já dura coisa de uns vinte anos, disse que na posse da nova (mas antiga) mesa diretora (2013/14) só não compareceram o Arcanjo e o Bosaipo. 

Nos eventos anteriores (destes os anos 90 do século passado) eram paparicados. 

Muitos políticos se digladiavam para “sair na foto” ao lado dos citados “elementos”. Hoje, depois da dura ação da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça, que processaram respectivamente Bosaipo e Arcanjo, “retratos” públicos de ambos só se for para constar nos arquivos da Interpol. 

Muito bem. 

Isso quer dizer então que o Poder Judiciário estadual está em débito com a sociedade de Mato Grosso, que destaca parte dos suados tributos para sustentar (e bem) os juízes e desembargadores. 

As aludidas figuras condenadas pela JF e no âmbito do STJ bem que poderiam ser processadas pelo judiciário estadual, que não encontrou “oportunidade” e “conveniência” para atuar (mas coloca 1.200 presos provisórios apinhados no Presídio Central, muitos destes um mero “salteador de penosas”). 

Por que a Operação Arca de Noé, lá em 2002, só foi adiante graças aos juízes federais? Por que as mazelas que surrupiaram meio bilhão do cofre estadual só vêm sendo reconhecidas e punidas pelo STJ? Por que o TJ/MT não deixa “essa vergonha de lado” e condena os ladrões de colarinho branco (e carecas reluzentes) nos moldes do que fez o Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, no caso dos mensaleiros (em que o prejuízo ao erário foi bem menor)? Será que os jornalões (Folha de São Paulo) e a Revista Veja deverão continuar a denunciar o “perdão tácito” oferecido ao maior ficha suja do país, concedido por vias oblíquas pelo Judiciário estadual? 

Bem, isso deve mudar. 

É que a AVAAZ, uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global, junto com as entidades da sociedade civil, os cidadãos e o MCCE, está abraçando uma campanha (pela internet) de coleta de assinaturas pedindo que o Tribunal de Mato Grosso julgue (condenando ou absolvendo) o maior ficha suja do país. O Avaaz foi importante na propagação e aprovação da Lei da Ficha Limpa, coletando alguns milhões de assinaturas de cidadãos “on line”, que foram incluídas no projeto de lei apresentado ao Congresso Nacional para a aprovação da norma de iniciativa popular visando o resgate da probidade na atividade política. 

Na campanha atual, pedindo a atuação da justiça no âmbito de Mato Grosso, em apenas três dias já coletou centenas de assinaturas a favor da medida. São pessoas simples, como você, pedindo imediata punição contra a corrupção e o desmando. 

Que tal você fazer a sua parte, acessando o abaixo assinado virtual na internet e ajudar a prender um corrupto? Basta clicar aqui e aguardar o “barulho da tranca”. 

*Antonio Cavalcante Filho e Vilson Nery são ativistas do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) 

Leia mais:

Ausência de Riva frustra mais uma audiência do processo que o presidente da Assembléia move contra a jornalista Keka Werneck, o coordenador do MCCE Cearazinho e este blogueiro, Enock Cavalcanti. Na internet, continua rolando a petição para que processos contra Riva sejam julgados já!
 
 Bruno Boaventura, Ceará e Enock Cavalcanti, no final da tarde desta quinta-feira, 7 de fevereiro, na rampa de acesso ao Fórum de Cuiabá. Uma chuvada acabara de cair.
 
 
Da pagina do Enock Cavalcante
 
Nesta tarde chuvosa de Cuiabá, Enock e Ceará, com o advogado Bruno Boaventura foram enfrentar mais uma audiência na 10ª Vara Criminal de Cuiabá. Ao lado da jornalista Keka Werneck, Enock e Ceará são acusados de terem injuriado Riva.

Riva não compareceu. Viajou para S. Paulo, alegando, junto à juiza Flávia Catarina, que foi atender um familiar enfermo. Nova audiência ficou marcada para o final de março. Como viramos réus nesta ação? Keka escreveu um artigo, falando dos processos contra Riva, impetrados pelo Ministério Público, eu e o Ceará reproduzimos em nossos blogs, Riva resolveu processar nós três.

Faz parte. Mas será que Riva vai ter fôlego para processar todo cidadão cuiabano e mato-grossense que cobrar que os processos movidos pelo Ministério Público contra ele, Riva, sejam levados a julgamento pela Justiça de Mato Grosso?!

Existe uma petição que está rolando na Internet cobrando justamente isso que a Keka, eu e o Ceará cobramos em nossos artigos. O Riva diz que é perseguido “injustamente” por promotores de Justiça e por alguns magistrados, como o juiz Luiz Bertolucci e o desembargador Luis Carlos dos Santos. Para pacificar de vez esta situação, só levando todos os processos de Riva a julgamento, não é mesmo? Essa, pelo menos, é a minha opinião e a opinião do Ceará e a opinião do doutor Bruno Boaventura.

Você, cidadã cuiabana e mato-grossense, que já assinou uma petição contra o Renan, contra o Lula, contra o Garotinho, contra o Maluf, contra o Zé Dirceu, contra o diabo a quatro, que tal reforçar esta campanha para que o Tribunal de Justiça acabe com esse rame-rame sem fim e leve todos os processos contra Riva a julgamento?! Um gesto simples na Internet pode fazer uma grande diferença histórica.

Riva garante que, no final, ele será inocentado. Claro que promotores de Justiça como o Célio Furio, o Roberto Turin, o Mauro Zaque, entendem que o resultado – dadas as provas robustas que eles arrolaram nos processos – deve ser diferente. E imagino, na minha santa ingenuidade, que nem vai ser preciso os juizes fazerem firulas, recorrerem ao dominio do fato, para destrinchar esse caso.

Importante é acabar com esta enrolação judicial que já se estende por mais de 10 anos.Esperemos que o Pedro Taques, que até agora não falou dos casos do Riva no Senado, comente esta petição que está rolando na Internet, lá tribuna do Senado. Seria bom se os deputados federais, os outros senadores, os deputados estaduais, os vereadores, os prefeitos de Mato Grosso, também cobrassem este esclarecimento da Justiça. Julgamento de todos os processos do Riva, já! O Riva diz que é inocente – então, que a Justiça dê a ele, imediatamente, através dos seus inúmeros e bem remunerados advogados, a oportunidade de se defender amplamente e, quem sabe, terminar, efetivamente sendo inocentado.  Não dá mais é pra aguentar essa enrolação judicial.
Bom carnaval para todos!

Voce pode ter participação ativa neste processo, assinando a petição abaixo:



Visite a pagina do MCCE-MT